Síntese do Yoga Integral

Bom, sei que este é um texto um pouco grande, mas para quem realmente se interessa por Yoga seria muito interessante a leitura antes de iniciar as aulas.

yoga integral

O Yoga Integral é o Yoga da plenitude de Deus, é o Yoga da realização divina. Não é junção das várias linhas de Yoga e sim a experiência e caminho deixados por um dos grandes mestres da Índia, Sri Aurobindo. Ele percebeu que não bastava o homem encontrar Deus nos planos superiores negando a vida ou fugindo dos problemas do mundo, e sim, trazer para a natureza (corpo, mente e vida) a luz do espírito supremo, solucionando as dificuldades da inconsciência e ignorância humanas. Sri Aurobindo percebeu que na Terra todos os planos de consciência se encontram. Portanto, o paraíso será aqui! Concordando, assim, com a visão do paraíso terrestre de outros sábios, como Jesus, Meishusama, Nostradamus, etc.

Sri Aurobindo afirma: se Deus fez o mundo para os homens se desligarem dele, por que o fez então? Portanto, a Terra prepara a grande obra de Deus, pois o maior milagre de Deus é se fazer visível. Da mesma forma que rascunhei estes escritos antes de enviá-los para o editor, Deus faz a mesma coisa com sua obra. A inconsciência é potência da consciência e, sem ela, nós não nos individualizaríamos e o jogo da criação não seria tão rico. Porém, individualizados e conscientes de nossa divindade essencial e Suprema, o jogo cósmico terá ainda um maior deleite, pois o maior sofrimento do ignorante é o de não participar conscientemente do jogo de Deus. Deus para nós é Único e Absoluto e é a chave para a nossa evolução desde o animal até o espiritual.

O Yoga Integral, portanto, resgata as nossas potencialidades latentes. A educação integral proposta por Sri Aurobindo parte da nossa essência espiritual, ou alma, dando todo o apoio para aflorar e reinar sobre a natureza. Para isto, todas as técnicas de aperfeiçoamento (criadas ou a criar) podem ser utilizadas, desde que não percam o objetivo central que é a realização do núcleo essencial. Como os caminhos e meios são infinitos, Sri Aurobindo não descreve nenhuma técnica como sendo essencial.

A natureza, portanto, não deve ser esquecida, nem supervalorizada, e sim, colocada em união (yoga) cada vez mais crescente com sua essência, instrumentalizando a alma. É claro que a natureza deve ser lapidada, mas a direção deve ser a mais profunda e intuitiva possível, pois natureza não conseguirá transformar a si mesma. Assim, a fé, a aspiração e a entrega aos Poderes Essenciais e Supremos, são indispensáveis para esta transformação. E como só o amor reconhece o amor, somente nossa alma poderá, não só reconhecer, mas servir como base para o estabelecimento de uma Consciência Divina sobre a Terra.

Temos que descobrir um poder em nós que transcenda aos pensamentos, condicionamentos, e preferências. Só assim, com o apoio da Luz, da Paz e do Amor, poderemos sonhar com um novo e divino homem sobre a Terra, ultrapassando este estágio de carências e egoísmos no qual estamos imersos.

Temos consciência de que esta transformação depende de um maior número de pessoas para criarmos uma corrente de Luz capaz de dissipar as nuvens de trevas que tanto tem perturbado a Terra. Portanto, esse yoga não se limita a uma academia, pois é uma filosofia prática que deve ser vivenciada 24 horas de nosso dia.

Que a Luz que está em você possa brilhar cada dia mais, e que a graça possa atuar em seu ser.

yoga integral 2

“Quando damos um passo na direção de Deus, Deus já deu vários na nossa direção.”

Sri Aurobindo

Um grande abraço e até as aulas!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s