Vitaminas

Há nos alimentos naturais certas substâncias que em doses mínimas asseguram o funcionamento normal do organismo, são as vitaminas.

Encontradas nos alimentos de origem animal e vegetal, agem em doses pequenas e exercem ação reguladora e estimuladora das funções vitais.

Sua falta produz certas doenças de carência, como as avitaminoses, tais como beribéri e o escorbuto.

vitaminas

Principais Vitaminas

Vitamina A:

Importante oxidante que protege células contra radicais livres.

Também denominada retinol, é um micronutriente, lipossolúvel e uma das mais importantes. Ela é facilmente transformada no organismo humano em ácido retinóico.

Essa vitamina possui diversas funções, no entanto, a principal está  relacionada com a visão.

Sua falta produz alterações na pele e cegueira noturna (hemeralopia).

É encontrada no tomate, cenoura, leite, manteiga, ovo, óleo de bacalhau, de cação.

vitamina A

Vitamina B:

O nome vitamina B abrange um conjunto de vitaminas que formam o complexo B.

São as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano. Também podem ser úteis nos casos de depressão e ansiedade. Ajudam a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Fontes do Complexo B:

 Carnes vermelhas e brancas, fígado e miúdos, legumes cereais, gérmen de trigo, leite e ovos, vegetais folhosos, brócolis, batata, tomate, milho, amendoim.

vitamina B

Vitamina C(ácido ascórbico):

Indispensável para a síntese do colágeno; ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento; manutenção dos tecidos; previne o câncer; aumenta a imunidade; protege contra infecções.

Sua falta na alimentação produz o escorbuto, que causa hemorragia nas gengivas, queda dos dentes, articulações inchadas e doloridas que dificultam a movimentação.

Principais fontes: frutas cítricas frescas (laranja, limão, tomate abacaxi, mamão papaia) e vegetais frescos (repolho, couve-flor, espinafre, pimentão verde).

Vitamina C

Vitamina D:

É sintetizada com a ajuda dos raios solares e imprescindível para a produção de insulina e a manutenção do sistema imunológico. Ajuda na absorção do cálcio.

Principais fontes: peixes gordos como o atum e o salmão.

vitamina D

Vitamina E (tocoferol):

Forte antioxidante contra radicais livres; previne o câncer e doenças cardiovasculares; protege o sistema reprodutor; previne catarata; reforça o sistema imunológico; melhora a ação da insulina.

Principais fontes: óleos (girassol, amendoim), sementes de girassol, amêndoas, amendoim, vegetais de folhas verde-escuras.

vitamina E

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