Como Emagrecer depois da Gravidez e manter a Forma – Parte 3

Oi Meninas!!

Chegamos a parte que considero mais difícil para a maioria das pessoas: Alimentação.

Durante a Gravidez é muito importante para a saúde da mãe e do bebê manter uma alimentação saudável, equilibrada, para que seu bebê receba todos os nutrientes necessários e para que a mãe também fique saudável.

Uma alimentação equilibrada, deve conter, legumes, frutas, verduras, mas também proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis sem exageros.

Alimentacao1

Muitas de nós mulheres acabam exagerando durante a Gravidez e engordam bastante… como eu…rsrs

O ideal é começar uma alimentação mais adequada já na gravidez.

Mas tudo bem, se você exagerou um pouco e comeu mais do que deveria durante a gravidez, ainda tem solução… É um trabalho um pouco mais arduo, mas com disciplina e reeducação alimentar é possível voltar a forma. Lembrando que é necessário cuidar do corpo com cremes e praticar atividades física como falei nos posts anteriores sobre esse mesmo assunto.

Vou passar algumas dicas para emagrecer com saúde fazendo uma reeducação alimentar:

piramide-alimentar

  • Beba um copo de água em jejum, ajuda a eliminar toxinas do organismo, previne doenças.  Tome pelo menos 2 litros de água durante o seu dia. Mais detalhes sobre a água aqui.
  • Não dispense o café da manhã, esta é a refeição mais importante do dia.
  • Faça pequenas refeições durante o seu dia e coma frutas ou oleaginosas nos intervalos, em torno de 6 refeições diárias.
  • Subistitua o açúcar branco pelo orgânico, ligth, mascavo ou adoçante.
  • Subistitua os carboidratos, massas, farinha branca, pães por versões integrais. São mais saudáveis, possuem mais fibras e ajudam a emagrecer. Diminua a quantidade ingerida, se comer muito, mesmo sendo integral engorda.
  • Evite comer gorduras e frituras, prefira, assados e cozidos. Inclua o peixe pelo menos 1 vez na semana em sua alimentação. Altenrne os tipos de alimentos, um dia carne, no outro frango, no outro peixe. A quantidade recomendada é uma porção que caiba na palma da sua mão (não inclui os dedos).
  • Utilize menos óleo para cozinhar e escolha os mais saudáveis, hoje em dia há muitas opções no supermercado.
  • Inclua o azeite nas saladas, de preferência sem aquecê-lo para não alterar suas propriedades. Mas sem excesso, apenas uma colher de sopa por dia, mais do que isso engorda.
  • Deixe seu prato colorido, quanto mais variedade de cores, mais nutrientes vai ingerir. Seu prato deve conter carboidratos integrais, legumes, verduras e uma proteína (carne, frango ou peixe).
  • Tome leite pelo menos 2 vezes ao dia, de preferência o desnatado que tem menos gordura. É importante para ingestão de cálcio e prevenir osteoporose. Evite colocar açúcar ou achocolatados que contenham açúcar. E eviter tomar leite após o almoço ou jantar, o cálcio atrapalha a absorção de ferro.
  • A amamentação além de ser muito importante para o bebê, ajuda a voltar o peso ao normal.

amamentação

Lembrando que durante a amamentação a alimentação não pode ser muito restrita e nem abusiva para não fazer mal ao bebê.

No próximo post vou falar sobre nutrição estética. Após a amamentação é possível mudar a dieta a nosso favor com alimentos que ajudam a queimar a gordura localizada que ficou após a gestação.

Beijos,

Tânia

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