Tipos de pele

Oi, gente bonita!!!

Continuando o nosso especial sobre peles desta semana hoje nós vamos conhecer todos os tipos de pele e assim você já vai identificando qual é a sua.

Hoje, os dermatologista falam de até dezesseis tipos de pele que na verdade são uma junção de vários subtipos de pele para chegar a uma classificação correta de todas as variantes da sua pele. Vou explicar: quando os cosméticos surgiram haviam 4 tipos de pele, são os tipos mais conhecidos e são a base para os cuidados e tratamentos:4 tipos de pele

Pele secaem função da genética, das variações hormonais ou de fatores externos como vento ou radiação solar, tem poros praticamente invisíveis e nenhuma luminosidade, além de ser áspera e, não raro, apresentar manchas vermelhas. Maior tendência ao aparecimento de rugas. Uma pele extremamente seca pode descamar e demanda cuidados bem especiais.

Cuidados: usar cremes hidratantes ou óleos vegetais, produtos sem álcool, para não ressecar ainda mais a pele.

pele seca

Pele oleosa: também conhecida por pele lipídica devido ao excesso de sebo que produz, tem aspeto gorduroso, úmido e brilhante e, apresenta tendência para desenvolver espinhas, cravos e acne, sendo o tipo de pele comum da adolescência. O excesso de sol, o estresse ou uma dieta rica em alimentos com muita gordura pode causar pele oleosa. A pele oleosa é brilhante por inteiro, especialmente na área do T (zona T é a área do rosto onde a pele tende a ser mais oleosa do que as outras, testa, nariz e queixo), essa pele tem os poros bem dilatados. A vantagem desse tipo de pele é que envelhece menos, pois a gordura mantém a pele macia formando menos rugas.

Cuidados: usar produtos de limpeza com ácido salicílico, hidratantes a base de gel e livres de óleo e que não obstruam os poros.

poros dilatadospele oleosa

Pele acneica: este tipo de pele se classifica dentro do tipo de pele oleosa, mas é uma pela com problemas mais sérios que precisam muitas vezes de um tratamento mais agressivo.
pele acneica

Pele mista: é a combinação entre a pele seca e a pele oleosa, geralmente a pele encontra-se oleosa no queixo, nariz e testa e, tem tendência para ressecar ao redor da boca, das bochechas e dos olhos.

Cuidados: usar produtos livres de óleos na zona T e cuidados especiais com cremes hidratantes nas áreas ressecadas.pele mista
Pele normal:
 apresenta textura suave, aveludada e é agradável ao toque, não apresentando imperfeições e, sendo por isso, típica dos bebês e das crianças mais pequenas. Normalmente, a pele normal apresenta aspeto rosado e, não desenvolve espinhas nem manchas.

Cuidados: usar sabonete neutro e creme hidratantes sem óleo.
pele normal

Com o passar dos anos e a evolução da área dermatológica os dermatologistas também identificaram outros problemas e características da pele. Eles consideram dentro dos tipos de pele (os 4 acima) e mais os subtipos abaixo:

Pele sensível ou resistente: a pele sensível é um tipo de pele muito frágil, ficando facilmente irritada com cor avermelhada, provocando coceira, machas, ardor e sensação de picadas após aplicação de um novo produto ou a situações de muito calor, frio ou vento, por exemplo. A pele resistente quase não se abala com nenhum tipo de produto ou princípio ativo.

Cuidados pele sensível: deve evitar exposição prolongada ao sol e ao frio, bem como, evitar o uso excessivo de cremes e maquiagem, pois irrita a pele.
pele sensível
Pele pigmentada ou não pigmentada:  a pele pigmentada independe da cor da pele, são peles que mancham com facilidade, tendência ao melasma que são as manchas marrons e marcam com facilidade na decorrência da acne, também pode apresentar sardas.

Cuidados pele pigmentada: o uso do protetor solar é imprescindível para esse tipo de pele, não apertar cravos e espinhas para não lesionar a pele.

pigmentada

Pele firme ou com tendência a rugas: aqui é avaliada a firmeza da pele ou a tendência de rugas para os primeiros sinais de envelhecimento, se é uma pele mais flácida ou mais firme.

Cuidados: uma pele com tendência a rugas, com mais flacidez vai precisar de cuidados mais específicos para prevenir e fortalecer essa pele.

A partir dessas informações a pele é classificada com 4 características:

  • por tipo (oleosa, seca..)
  • sensível ou resistente
  • pigmentada ou não pigmentada
  • firme ou com tendência a rugas

Assim, o dermatologista consegue um diagnóstico mais preciso e com produtos mais eficazes que atenderão todas as necessidades da sua pele.

Muita coisa, né!!! Não se preocupe, o mais importante é a base dentro dos quatro tipos e as outras características te ajudam a entender e identificar outros cuidados que você deve ter para prevenir possíveis manchas, linhas de expressão e flacidez entre outros.

Qual será o seu tipo de pele? Espero que tenha ajudado, de qualquer forma o ideal é procurar um especialista.

Bjo grande!!!

2015-02-25-08-55-44-507 by Cris

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s