Drenagem Linfática Manual

Oi Gente!!

Tudo bem com vocês?

Hoje vou falar sobre uma massagem com que trabalho frequentemente, mas que ainda causa muitas dúvidas: A Drenagem Linfática

Muitas clientes vem até mim querendo diminuir a barriga, ou as pernas mais gordinhas ou os culotes com a drenagem linfática e na verdade nesses casos em que há uma gordura mais localizada o indicado é fazer uma massagem modeladora e também utilizar aparelhos mais adequados. Falo com mais detalhes num outro dia, mas fiz um post recente sobre Criolipólise se quiserem dar uma olhada.

Então achei importante esclarecer o que realmente é a Drenagem Linfática.

drenagem1

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que trabalha o sistema linfático, estimulando-o a trabalhar de forma rápida, movimentando a linfa até os gânglios linfáticos. Essa técnica foi desenvolvida em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder e sua esposa e, posteriormente, foi aprimorada, tornando-se popular. O Dr. Földi e o Dr. Leduc. Eu aprendi o métodos dos três profissionais, mas me apaixonei pela Técnica de Leduc na minha especialização em drenagem e desde então é este o método que utilizo em minhas drenagens.

A linfa é o líquido existente nos vasos dos gânglios linfáticos. É caracterizada por sua viscosidade, ausência de cor, por conter substâncias orgânicas e inorgânicas, resíduos e toxinas.

Objetivos da Drenagem Linfática

A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados. Essa técnica também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunológico, é relaxante e tranquilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a ação anti-inflamatória do organismo.

drenagem

O transporte de gordura – principalmente na forma de triglicerídeos – e vitaminas é feito pela linfa do intestino e desemboca no fígado sendo metabolizado e mandando ao sistema circulatório os nutriente e volume sanguíneo de maneira balanceada. Por isso, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspecto da celulite e gordura localizada.

images

Mas não se iluda, a drenagem linfática não emagrece por si só! Ela vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada e pratica de exercícios físicos. E como disse no começo do post, no caso de uma gordura localizada serão necessários a combinação de outros métodos e aparelhos.

images (2)

Contra-Indicações da Drenagem Linfática

A drenagem linfática está contraindicada para pessoas com infecção, pois as células infecciosas podem cair no sistema linfático e se espalhar mais facilmente pelo corpo. Pacientes com risco vascular, como insuficiência cardíaca, trombose e hipertensão descompensada também devem evitar o tratamento. Pacientes que estejam usando alguns remédios específicos para o tratamento de quimioterapia também são contraindicados, pois há possibilidade de restos tumorais de células cancerígenas serem captados nos linfonodos e metastizados em outros órgãos do corpo.

Não é necessária prescrição médica para fazer drenagem linfática, mas é recomendado consultar um profissional qualificado (Esteticista) para verificar se a técnica está indicada e irá funcionar.

Gravidez e Drenagem Linfática

images (1)

Não só podem como devem! O edema, ou retenção de líquidos, é um problema comum na gravidez, e a drenagem é perfeita para reduzir esse incomodo. Ela ainda pode ajudar a prevenir a celulite e as estrias e diminui bastante o inchaço corporal ao final do dia.

1370369815_515915929_1-Fotos-de--Drenagem-Linfatica-em-domicilio-Barra-Recreio-Zona-Sul-RJ

Drenagem Linfática no Pós Operatório

Drenagem linfática no pós operatório é importante porque reduz o inchaço, após uma plástica, por exemplo, é obrigatória. Porque a cirurgia causa lesões no corpo que acabam por permitir o derramamento de líquidos que estão no interior das células para a camada que fica logo abaixo da pele e ocasiona a formação de hematomas e cicatrizes.

download

O que a drenagem linfática faz no pós operatório é realizar a distribuição desses líquidos para os gânglios linfáticos e isso faz o inchaço diminuir na região que ocorreu a operação e também auxiliar na reabsorção de hematomas o que auxilia a cicatrização do corpo e reduz os riscos de infecções secundárias. Ela é necessária, pois as intervenções cirúrgicas causam grande destruição de nervos e vasos que podem ocasionar edemas, diminuição da sensibilidade da pele e dor.

Gostaram do Post? Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários que responderei a todas.

Beijos

11149487_475216799297906_1202487402223057899_n  by Tânia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s