Dúvidas sobre Progressiva – Parte 1

Oi meus Amores!!

O Tema de hoje já é bem batido e imagino que todo mundo saiba o que é Progressiva e para que serve, quais são os prós e os contras. Apesar disso respondo no mínimo semanalmente perguntas no Salão ou pelo facebook sobre progressiva, botox, selagem… e outros nomes que possam inventar, mas é tudo progressiva. Então vou responder todas as dúvidas dos últimos tempos em dois posts e espero que ajude a todos com os esclarecimentos.

Vou começar pelo básico: o que é Progressiva?

progressivas

Progressiva quer dizer algo que é gradual, reduz o volume gradualmente, e tem que ser refeita a cada 3 ou 4 meses, assim gradualmente ou progressivamente o cabelo vai reduzindo o volume.

Progressiva não alisa o cabelo, ela conserva a forma da escova e chapinha por algum tempo e reduz o volume do cabelo, depois o cabelo vai voltando ao normal. Ela não altera a estrutura do cabelo, portanto volto a afirmar NÃO Alisam!!

Carbocisteína não alisa cabelo, lisina não alisa cabelo, aminoácidos não alisam os cabelos,  assim como ácido glioxílico não alisa o cabelo.

Garanto que já tem gente pensando que estou falando besteira, que leu na internet que alisa sim, ou que a Cabeleireira ou Cabeleireiro disseram que alisa e que fez uma progressiva e o cabelo ficou lisinho.

Explico porque

Primeiro vamos a diferença entre alisar e reduzir volume:

Alisar é um efeito permanente que quebra ligações dos fios de cabelo, fazendo com que mudem sua estrutura permanentemente. Alisam e não voltam a enrolar.

Reduzir volume, diminui temporariamente o volume dos fios, deixa os cabelos mais murchos, com menos frizz, menos rebeldes, mas eles voltam ao normal com o passar do tempo.

Ou seja, a progressiva reduz o volume do cabelo em torno de 70 a 80% e o alisamento deixa o cabelo 100% liso.

alisar reduzir

Algumas progressivas hoje em dia tem alisantes em sua composição por isso deixam o cabelo liso, o que também é o caso da escova definitiva. Um exemplo é a progressiva da Loreal X-Tenso que tem tioglicolato de amônia (um alisante) em sua composição.

produtos-loreal

Glutaral, Formol e seus Sinônimos:

  • Glutaral – Esse produto é usado em esterilizantes ambulatoriais e hospitalares. Embora utilizado em ambiente médico, ele é altamente tóxico, pode causar severas irritações nos olhos, nariz, garganta e lesões nos pulmões. Tem em várias progressivas pois age como o formol nos fios.

mesmo-proibido-alisadores-com-formol-ainda-sao-usados-em-saloes-de-beleza

  • Formol –  é muito usado como conservante em cosméticos. Ele pode causar câncer caso a exposição à ele seja duradoura e em altas quantidades, os maiores problemas associados ao formol é que ele pode causar alergias, inflamação, dermatite atópica, asma e irritação mucosa.
  • Sinônimos do Formol – Methanal (Metanal), Óxido de Metileno, Oxymethylene (Oximetileno), Methylaldehyde (Metil aldeído), Oxomethane (Oximetano), Formalina (Formalin), Aldeído Fórmico.

Substâncias que liberam Formol:

  • Quartenium-15 – usado como conservante, libera formol e portanto pode causar os problemas citados acima. É muito comum em shampoos, inclusive shampoos para crianças. É considerado um potente alergênico e é o principal causador de dermatite atópica.
  • DMDM Hydantoin – conservante comum usado em shampoos, condicionadores e produtos para a pele. Também libera formol e pode causar todos os males listados acima.
  • Uréia Imidazolidinyl – conservante que libera formol (diferente de uréia que libera nitrogênio), pode causar os problemas citados acima.
  • Uréia Diazolidinyl – conservante que libera formol (diferente de uréia que libera nitrogênio), pode causar os problemas citados acima.
  • Bronopol – libera formol e também nitrosaminas, potenciais carcinogénicos.
  • Ácido Glioxilico – ou ácido formilfórmico, submetido a altas temperaturas libera formol.

Além desses compostos serem perigosos pra saúde, muitos deles estão nas progressivas, disfarçados em aromas doces e viram formol quando aquecidos pelo secador e pela chapinha.

Botox Capilar é Progressiva?

Existe um Botox Capilar qué um excelente tratamento e um dos pioneiros que é oRecontrutos Molecular da Loreal.

L’oréal-Professionnel-Fiberceutic-botox

Existem Botox Capilar Tratamento de outras marcas como por exemplo o que eu trabalho que é o S.O.S Capilar Nano Matrix da Vita Derm.

kit-sos-nano-matrix-lancamento_iZ19XvZxXpZ1XfZ71422538-21491565672-1.jpgXsZ71422538xIM

Eles tem esse nome por ser comparado a toxina botulínica que tem resultados imediatos.

Mas algumas empresas, se aproveitando da inocência das pessoas e da busca desenfreada para domar os cabelos inventaram uma escova progressiva (que tem formol, na maioria dos casos ou que tem substâncias que liberam formol) com o nome de  Botox Capilar.

Não conheço a marca, a foto é apenas para ilustrar.

Não conheço a marca, a foto é apenas para ilustrar.

Tudo que reduz volume e alisa o cabelo temporariamente é tratamento QUÍMICO, seja qual for o nome que tenha, Botox, Selagem, Plástica dos Fios, Realinhamento Capilar,  enfim é PROGRESSIVA.

E assim termino a primeira parte das dúvidas sobre progressivas. Se tiverem alguma dúvida sobre o que foi falado neste post é só deixar nos comentários ou aguarde que rapidinho posto a parte 2.

Beijos!!

2015-04-06-18-29-42-439  by Tânia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s