Dúvidas sobre Progressiva – Parte 2

Oi Amores!!

Esta é a segunda e última parte sobre as Dicas de Progressivas. Lembrando que o meu objetivo é orientar.

Progressiva hidrata o cabelo?

Não, hidratar é repor água nos fios do cabelo e a progressiva não faz isso. Ela apenas reduz o volume dos cabelos. O aspecto pode parecer lindo e até bem liso depois de lavados e secos, mas os fios não estão hidratados, pelo contrário, eles podem ficar frágeis, finos e quebradiços dependendo do tipo de progressiva. Todo cabelo submetido a qualquer tipo de química, seja qual for, mesmo uma progressiva, precisam de tratamento para recuperação dos fios, como reconstrução, cauterização, hidratação…

hidratação-2

Alguns fabricantes desenvolveram fórmulas que reúnem alisantes mais um creme reconstrutor. O processo em que o creme alisante é misturado com um poderoso hidratante, geralmente a queratina, é o de selagem. Estes produtos dão a impressão que o cabelo está hidratado por causa do brilho que deixam nos fios. Mas brilho não é sinal de cabelo hidratado.

Qualquer pessoa pode fazer Progressiva?

Não. Ela é indicada para cabelos crespos e volumosos, mas é desaconselhável para cabelos afro, que tem fios porosos. O que costuma acontecer é que, geralmente, o cabelo crespo (bem espiral) tem um número menor de cutículas (escamas) e o produto acaba fixando menos.

 afro18

Além disso, o procedimento é vetado para as crianças. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a aplicação de produtos químicos em crianças. Mas, mesmo assim, alguns profissionais aceitam fazer progressiva em crianças, apesar de saberem o risco do procedimento e as mudanças pelas quais a estrutura capilar de uma criança passa.

Escova Progressiva de Carbocisteína + Ácido Glioxílico

Primeiro vou informar que o ácido glioxílico é também denominado ácido formilformico. A carbocisteína não tem poder de alisamento, então são necessários os dois compostos para uma progressiva.

carbocisteina

A carbocisteína é derivada do aminoácido L-cisteína que faz parte da queratina, uma das proteínas que formam o fio de cabelo. Resumindo ela facilita ligações nos cabelos, trata e condiciona os fios, mas como disse antes, ela não alisa nem reduz o volume dos cabelos.

O ácido glioxílico em contato com o fio, abrem suas cutículas e penetram no cortex , rompendo várias pontes de cistina (por liberar aldeídos, formol) e também as ligações de enxofre (dissulfetos). Transformando assim a fibra capilar em outra forma, Lisa!

acido glio

Então aquecido o ácido glioxílico libera formol e abre caminho pra carbocisteína dar mais emoliência ao fio de cabelo.

Cabelos danificados podem fazer progressiva?

O mais importante é fazer uma análise dos fios com um profissional especializado. Se os fios estiverem fragilizados e quebradiços, é importante recuperá-los antes de agredi-los novamente com mais química.

danificados

O procedimento mais aconselhável é a reconstrução, procedimento que repõe a queratina e proteínas dentro do fio.

Progressiva Afina os Cabelos (estraga)?

Nosso cabelo tem Ph em torno de 5,5. As progressivas ácidas a base de ácido glioxílico, málico, latico, hialurônico, acético… tem Ph muito baixo o que fecha demais as cutículas do cabelo, em consequência elas afinam o cabelo, que acabam ficando mais rígido e se quebram.

Quando o cabelo desce até o Ph 3,5 ele fica bem fechadinho, condicionados e os nutrientes ficam dentro do fio, como é o caso de uma cauterização.

ph-fio-cabelo

Mas as escovas progressivas de ácidos, deixam o Ph dos cabelos em torno de 2 ou até 1,5. Daí o fio não aguenta, fica fino, quebradiço, em mau estado e não volta mais ao normal.

estrago

 Substâncias alternativas e mais seguras para Progressivas

As Progressivas a base de substâncias alisantes como tioglicolato de amônia, etanolamina, guanidina e hidróxidos de sódio, hidróxido de cálcio e hidróxido de lítio são mais seguras, além de realmente alisar os cabelos e durarem mais. A mais indicada é a com tioglicolato de amônia por ser compatível com tinturas e descolorações.

Espero ter ajudado. Qualquer outra dúvida é só deixar nos comentários.

Beijos

 Tania by Tânia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s