Índice Glicêmico e Dieta

Oi Gente Linda!! 

Mais uma super dica pra quem quer emagrecer, fazer dieta, pratica esportes ou simplesmente para melhorar a alimentação; estou falando do Índice Glicêmico dos alimentos.

indice_glicemico

O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea. Conhecer este conceito é importante para controlar a glicêmia do sangue, especialmente no caso dos diabéticos, mas também pra quem quer fazer dieta ou pratica esporte.

Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, arroz, batata, frutas, laticínios e legumes, os carboidratos que eles têm entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades, por exemplo, se o alimentos também tiverem fibras ou se tiverem um tipo de carboidrato que se chama complexo, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.

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Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:

  • baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
  • médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
  • alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

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Os alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm elevado índice glicêmico, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso. Os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, por exemplo, durante ou imediatamente após o treinamento.

Tabela de Índice Glicêmico de alguns alimentos

ALIMENTO
IG
ALIMENTO
IG
Bolos 87 Cuscus 93
Biscoitos 90 Milho 98
Crackers 99 Arroz branco 81
Pão branco 101 Arroz integral 79
Sorvete 84 Arroz parboilizado 68
Leite integral 39 Tapioca 115
Leite desnatado 46 Feijão cozido 69
Iogurte com sacarose 48 Feijão manteiga 44
Iogurte sem sacarose 27 Lentilhas 38
All Bran 60 Ervilhas 68
Corn Flakes 119 Feijão de soja 23
Musli 80 Spaguete 59
Aveia 78 Batata cozida 121
Mingau de aveia 87 Batata frita 107
Trigo cozido 105 Batata doce 77
Farinha de trigo 99 Inhame 73
Maçã 52 Chocolate 84
Suco de maçã 58 Pipoca 79
Damasco seco 44 Amendoim 21
Banana 83 Sopa de feijão 84
Kiwi 75 Sopa de tomate 54
Manga 80 Mel 104
Laranja 62 Frutose 32
Suco de laranja 74 Glicose 138
Pêssego enlatado 67 Sacarose 87
Pêra 54 Lactose 65

A dieta do índice glicêmico considera o tipo de alimento ingerido, ou seja, prioriza o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico.

Alimentos que podem ser consumidos:

alimentos 1

  • Frutas: abacate, ameixa vermelha, carambola, cereja, damasco, figo, goiaba, laranja, maçã, pera, pêssego, tangerina.
  • Hortaliças: Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, almeirão, aspargo, berinjela, bertalha, brócolis, broto de alfafa, broto de bambu, cebola, cebolinha, cenoura, chicória, coentro, cogumelo, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, mostarda, nabo, palmito, pepino, pimentão, quiabo, rabanete, repolho, rúcula, salsa, taioba, tomate e vagem.
  • Feijões: Feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico.
  • Carnes: cortes magras, sem gordura, peixes e frangos sem pele.
  • Leites e derivados desnatados
  • Oleaginosas: nozes, amendoim e castanhas.
  • Adoçantes naturais como frutose e stévia.

Alimentos que não podem ser consumidos:

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  • Alimentos feitos com farinhas refinadas: macarrão, pão francês, bolos, biscoitos.
  • Açúcar refinado, mascavo, mel, melado e refrigerantes.
  • Arroz branco, batata e milho.
  • Frutas: abacaxi, banana, mamão, manga, melancia, melão, uva passa, caqui, fruta-do-conde, kiwi, morango.
  • Adoçantes artificiais: sacarina, ciclamato, aspartame.

Repense sua alimentação, principalmente para sua saúde e bem-estar.

Grande Beijo!

Tania by Tânia

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