Retirando Manchas da Pele em Casa

Oi Gente!

Friozinho chegando… e essa é a melhor época para quem tem aquelas manchinhas que sempre incomodam, começar a fazer tratamento para retirá-las ou pelo menos amenizá-las.

Vou falar sobre alguns tipos de manchas que podem ser tratadas em casa e quais produtos utilizar.

Hiperpigmentação Pós-Inflamatória:

mancha1 mancha2

Quando a pele tem alguma inflamação, queimadura, acne ou machucado e é exposta ao sol. A área machucada é mais sensível e produz mais melalina que o normal para se defender, deixando a pele manchada. Essas manchas começam avermelhadas sem contorno e cerca de um mês depois fica castanho-clara.

Ativos Indicados para Removê-las:

  • Hidroquinona – este é um ativo polêmico e até proíbido em alguns países pois pode causar câncer e marcas brancas na pele (destrói os melanócitos). O ideal é utilizá-la abaixo de 4%. Apesar do perigo no uso excessivo e se for por tempo prolongado,  ela é um excelente despigmentante, clareia manchas efetivamente. Portanto use com cautela!
  • Vitamina C – Reduz as marcas escuras, mas não apaga por completo. Utilize a vitamina C pura e em concentração de 5%. Cuidado com alguns produtos, a vitamina C precisa ser em forma encapsulada, como talasferas, ou glicosferas para ter efeito. Desconfie de manipulações em pó, o pó não consegue penetrar na camadas da pele.

Melanose Solar:

melanose1 melanose2 melanose3

Também chamada de mancha senil ou lentigo, é causada pelo fotoenvelhecimento. Normalmente aparece após os 30 anos preferencialmente em pessoas de pele clara. O excesso de sol ao longo da vida aumenta a produção de melanina, escurecendo a pele. O rosto, braços, ombro, dorço das mão e colo são as regiões mais afetadas pela radiação. São manchas pequenas de coloração castanha e parecem com pintas maiores sem relevo nem textura. São manchas mais fáceis de clarear.

Ativos Indicados:

  • Palmitato de ascorbila – Derivado da vitamina c, age como despigmentante penetrando mais profundamente na pele. A ação antioxidante ajuda ainda a combater os radicais livres.
  • Ácido lático e gligólico – Quando associados atuam como uma esfoliação química diminuindo a espessura da pele para facilitar a penetração de outros ativos presentes em cremes.

Queratose Actínica:

queratose1 queratose-actinica-253x300

Uma mancha pequena avermelhada ou esbranquiçada, com descamação e relevo. Costuma aparecer após exposição solar. É perigosa, correndo o risco de transformar-se em câncer de pele. Aparecem normalmente nas mãos, na face, nos lábios, orelhas e colo.

Ativos Indicados: 

  • Ácido glicólico – atua fazendo uma esfoliação química um pouco mais agressiva para diminuir a espessura da pele e parte do relevo da mancha.
  • Vitaminas C e E – Juntas são muito potentes, agem oxidando e clareando o pigmento, a vitamina E evita o aparecimento de novas manchas.

Melasma:

melasma1 melasma2 melasma3

A mais comum e também a mais difícil de remover. Aparece na testa, buço e bochechas. Elas tem uma coloração escura sem bordas definidas. Ainda não existe uma razão específica para o surgimento do melasma, mas há uma predisposição genética e também são associadas a distúrbios hormonais, gravidez e anticoncepcional. Não se fala em cura, mas existem tratamentos eficazes.

Ativos Indicados para o Tratamento:

  • Ácido kójico e mandélico – agem desestabilizando o pigmento impedindo que a melanina se fixe na pele. Podem ser usados juntos ou individualmente na fórmula de um creme.
  • Arbutin – É um ativo novo mais recente derivado da hidroquinona, menos potente que ela porém muito mais seguro. Atua reduzindo a atividade dos melanócitos, diminuindo a produção de melanina.

Atenção: esses ativos devem ser utilizados a noite e de preferência com indicação de uma esteticista ou dermatologista. Lembrando também que é nessessário os cuidados básicos como sabonetes, tonicos específicos para seu tipo de pele e bloqueador solar todos os dias.

Beijo Grande,

2015-05-30-18-11-12-752  by Tânia

 

Anúncios

2 comentários sobre “Retirando Manchas da Pele em Casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s