Dicas de Cuidados Básicos com os Cabelos em Casa

Oi Amores!!

Sei que todo mundo quer ter um cabelo de dar inveja, bonito, bem cuidado, macio e brilhante. Para isso não basta ir a um bom cabeleireiro, ou passar dias no salão de beleza. Precisamos começar com cuidados básicos em casa. Então vou dar dicas para cada tipo de cabelo.

Misto e Oleoso:

cabelo oleoso cabelo misto

O couro cabeludo costuma ficar muito engordurado, podendo ir até as pontas num cabelo bem oleoso ou ter as pontas mais secas nos cabelos misto.

Shampoo – prefira um tipo antirresíduos na versão para cabelos oleosos ou mistos. Lave a raiz do cabelo na primeira lavagem, na segunda lave novamente o couro cabeludo e depois o restante do cabelo. Se o cabelo for misto pode optar por um shampoo para cabelos secos para ser usado nas pontas.

Condicionador – Quanto menos cremoso melhor. Os transparentes são os mais indicados. Aplique do meio do cabelo para as pontas, evite a raiz.

Leave-in – Também evite as versões cremosas, prefira as loções ou um BB cream e aplique só nas pontas.

Finalizador – Com os fios secos, borrife shampoo a seco, que dá um aspecto de recem lavado.

Evite – Máscaras, pomadas e sprays que dão brilho, elas têm óleos minerais, vaselina e podem deixar os cabelos pesados e mais oleosos.

Normal e Seco:

cabelo normalseco

O cabelo normal é brilhante, maleável e desembaraça com facilidade. Já o seco é mais arrepiado, mais difícil de pentear e costuma ter as pontas frágeis e quebradiças.

Shampoo – Escolha um ph equilibrado por volta de 7 e lave os cabelos por duas vezes.

Condicionador – Escolha os que contem pantenol, pró-vitamina B5 e ácido hialurônico, que hidratam e dão mais brilho e maciez.

Máscara – Use uma máscara de hidratação comum, como aquelas de 3 minutos, uma vez por semana no lugar do condicionador. Evite as nutritivas e reconstrutoras que vão pesar demais.

Finalizador – Uma musse é ideal, dá forma ao fio sem pesar demais. Aplique uma bola nos fios úmidos. Nos cabelos secos pode ser usado um óleo antifrizz ou um sérum.

Evite – Shampoo, condicionador e máscaras reconstrutoras, com queratina e produtos muito oleosos.

Cacheado:

cabelo cacheado

É o formato que causa mais atrito entre os fios, deixando-os mais rebeldes e impede que a oleosidade chegue ao comprimento.

Shampoo – Escolha um específico para o seu tipo de cabelo, de preferência com ação antifrizz. Lave de forma delicada.

Condicionador – Escolha um específico para seu tipo de cabelo, contendo ativos reestruturantes, como queratina e pantenol e que estimule a formação de cachos.

Leave-in – As melhores opções são cremes para pentear ou mousse que sejam hidratantes e antifrizz. Use sempre amassando as mechas de baixo para cima.

Finalizador – Um ativador de cachos em spray é ideal para remodelá-los ao longo do dia.

Ampola ou Máscara – Devem ser hidratantes e nutritivas, prefira as enriquecidas com óleos naturais, como abacate ou jojoba. Use pelo menos uma vez na semana.

Evite – Produtos de efeito mate, pouco hidratantes ou que ressequem os cabelos.

Danificado:

cabelo-danificado

É um cabelo ressecado, sem brilho, áspero, com tendência a quebra. São cabelos que sofreram com o excesso de química e uso constante de aparelhos de calor.

Shampoo – Ele deve ter ph mais baixo entre 4,5 a 5 para abrir pouco a cutícula do fio que já está sensibilizado e não danifica mais o cabelo.

Condicionador e Máscara – Por uma semana use em todas as lavagens uma máscara reconstrutora antes do condicionador(ele age fechando as cutículas do fio em seguida da máscara). Depois aplique a cada sete dias.

Ampola ou Sérum reconstrutor – Procure pelos repositores de massa com ceramidas e a base de proteína. Use uma vez por semana num dia diferente da máscara.

Leave-in – Cremes ou leites para pentear com proteínas vegetais, como soja, seda e acácia. Escolha um com proteção térmica se for usar chapinha ou secador.

Finalizador – Aposte em sprays de brilho, óleos reparadores à base de óleos essenciais, água e manteiga de karité.

Evite – Tudo o que tem álcool (como aerosóis e musses) e sal (como o surf spray) deixa esse tipo de cabelo ainda mais poroso e ressecado.

Gostaram das dicas?!

Beijão,

2015-05-04-17-22-37-848  by Tânia

 

Anúncios

7 comentários sobre “Dicas de Cuidados Básicos com os Cabelos em Casa

  1. Maria disse:

    Tenho uma dúvida. Como fazer para diminuir o frizz na raiz do cabelo se todos os produtos que vejo para diminuição do frizz indicam que ele não deve ser utilizado na raiz. Você pode me indicar um que possa ser usado na raiz? Tenho cabelos lisos mas muito frizz na raiz. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

    • TC Zanini disse:

      Se não for um cabelo muito oleoso pode utilizar uma loção ou BB Cream. Aplique primeiro nas pontas do cabelo e somente o o que restar na mão aplique na raiz para diminuir o frizz. O ideal é tratar os cabelos para eliminar a causa do frizz.
      Bjs, Tânia

      Curtir

    • TC Zanini disse:

      Se passar condicionador na raiz do cabelo vai ficar oleoso mesmo lavando. Então coloque o condicionador pelo menos a uma distância de 4 dedos do couro cabeludo. Praticamente do meio do cabelo para as pontas. Se for um cabelo curto, aplique apenas nas pontas.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.
      Bjs
      Tânia

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s