Projeto vida saudavel: desejos, planejamento e metas

Oi, meus amores!!!

Uma semana já se foi desde que lancei o desafio do projeto vida saudável, um projeto para mudar as nossas vidas e fazer a gente entrar no ritmo certo para uma vida melhor.

A tarefa foi fazer um mural, que poderia ser um caderno, qualquer coisa que incentivasse você a se planejar e se inspirar a ter uma vida mais saudável.

Eu comprei um caderno de desenho, folhas sem linha para elaborar um livro de metas, ele não vai servir apenas para o projeto vida saudável, mas para todos os campos da minha vida. Ainda está bem cru, falta muita coisa, é importante buscar informações precisas e bem próximas do que realmente você deseja.

caderno sem linha

caderno de 96 folhas porque quero dividir para todas as áreas da minha vida

caderno sem linha

ainda não encapei, mas quero fazer uma capa bem bonita, paguei R$7,00 na loja Kalunga

Eu fiz assim:

  • caderno com folhas sem linhas para fazer o meu livro de metas
  • procurei em muitas revistas imagens, frases, palavras de motivação para compor as minhas metas e desejos
  • separei por categoria: corpo, parte física, alimentação que são os mais importantes para o nosso projeto
  • as fotos abaixo são para ter uma ideia de como está ficando e como pode fazer o seu

Caderno dos desejos e metas, escolhi a palavra desejo porque acho mais real que sonhos, a palavra sonho dá uma impressão de que não vai se realizar, desejo é um passo para vontade, querer, conquistar e as metas que são os caminhos traçados para conseguirmos realizar os nossos desejos.

DESEJOS ——–  METAS ——– REALIZAR

Por onde começar? Como definir minhas metas? Vamos começar pelos desejos, farei um passo a passo para que fique bem simples de entender:

Passo a passo de como definir os seus desejos, planejamento, metas para realizá-los

  1. Definir o desejo. Ex. Desejo um corpo mais magro, com menos gordura, mais definido. Ter um ritmo mais saudável, uma alimentação mais balanceada, mais energia e condicionamento físico.
  2. Depois que você definir o desejo, que podem ser vários, tente separá-los, corpo, alimentação, estudo, amor, parte financeira, enfim, o que quiser, aqui nós vamos focar na parte física, alimentação e qualidade de vida. Vamos para as metas, como vou conseguir realizar o meu desejo. Temos que analisar o que fazemos hoje e podemos mudar.
    Ex.: Hoje sou sedentária, não faço nenhuma atividade física ou faço muito pouco, não me alimento corretamente, o que posso fazer para mudar tudo isso e alcançar o meu desejo?
  3. Planejamento, o que vou fazer para alcançar os meus objetivos.
    Ex. começar a caminhar pelo menos três vezes por semana, entrar numa academia, praticar um esporte, fazer aula de dança, qualquer coisa pra sair do sedentarismo e conquistar o condicionamento físico e o corpo desejado.
    Ex.2: Mudar meus hábitos alimentares, comer menos doces, incluir verduras, legumes e frutas no cardápio diário, trocar o arroz branco pelo integral, etc.
  4. Realizar, é fazer de fato o que você planejou, não basta se inscrever numa academia ou aula de dança, tem que frequentar, tem que fazer a caminhada. Mudar de fato a sua alimentação, não comprar doces para evitá-los, comer menos, fazer trocas inteligentes.
  5. No final, depois de muito esforço e dedicação, não pense que vai ser moleza, você verá os resultados, a realização dos seus desejos.

Para visualizarem tudo isso vou colocar as fotos do meu caderno, ainda falta muita coisa, quais são os meus desejos iniciais e o que estou fazendo para realizá-los.

metas

selecionei frases, palavras do que quero para mim, como um incentivo

corpo

fotos de corpo que são o meu objetivo, dentro da realidade que posso atingir de acordo com a minha estrutura física, tudo bem que esse bumbum é meio grande para mim, mas não custa desejar

alimentação

para a alimentação quero mais frutas, verduras, legumes, beber bastante água, colocar mais alimentos integrais no meu dia a dia

O que estou fazendo para atingir meus objetivos:

  • Eu já fazia caminhadas, passeava com minhas cachorras, alguns abdominais, não estava totalmente sedentária, mas por mais motivação que eu tivesse batia aquele cansaço no fim do dia e acabava ficando de lado minha ginástica. Minha primeira ação essa semana foi me matricular numa academia, só que irei de manhã, antes do trabalho para não ter desculpa do cansaço no fim do dia.
  • Minha alimentação estava uma vergonha, muitos doces, besteiras, Mc Donald’s, nas férias na casa de Mamys meti o pé na jaca, bolo, bolacha, chocolate quente, ganhei quase três quilos e ainda não consegui perder. Estou comendo salada todos os dias e até fiz arroz integral ontem, primeira vez, confesso que deu trabalho não cozinhava nunca…rsrsrs.
    Também comprei um caderno simples pequeno para ir anotando o que estou comendo no dia a dia, para dividir com vocês, mas também para que eu possa me policiar mais, fico com vergonha até de mim quando vou anotar no fim do dia, ainda mais porque fui em festa de criança, churrasco, almoço na sogra e hoje é niver do marido. Não tá fácil, a gente escorrega mesmo, o jeito é não desanimar.

E você? O que está fazendo? Já começou a traçar as suas metas?

Na próxima quarta quero mostrar o mural ou caderno de alguém por aqui e saber o que estão fazendo para conquistar o que desejam.

Para essa semana a tarefa é:

  • tirar suas medidas corporais, quadril, barriga, coxas, braços, cintura, para que possa ver sua evolução com o tempo
  • definir e começar a atividade física escolhida, academia, caminhada, corrida, dança
  • para conseguir o corpo saudável é preciso pensar na alimentação, defina o tipo de alimentação deseja ter, consulte uma nutricionista se você puder, ou pelo menos inclua salada, legumes, frutas e diminua drasticamente os doces e açúcar do seu cardápio

Vamos lá!!! Não estou vendo ninguém se mexer, assim não vamos ter resultados. Coragem!!!

Se eu posso conseguir você também pode! Espero vocês na próxima quarta!

Bjokas!

2015-07-10-13-37-01-502  by Cris 

14 comentários sobre “Projeto vida saudavel: desejos, planejamento e metas

  1. deborahmac13 disse:

    Oie Cris,estou amando essa saga do blog,quando li o primeiro post de apresentação do projeto eu já meio que acordei pra vida,mudei minha alimentação (não totalmente, tá sendo aos poucos),mas já vejo uma melhora,mesmo que seja pequena,eu comecei a me sentir melhor,e sem dúvida vou continuar seguindo as suas dicas, chega de ser sedentária!!
    E ah…parabéns pela iniciativa de nos conscientizar, está sendo de mais…
    Só pra finalizar gostaria de deixar uma frase que você escreveu que eu achei linda “… desejo é um passo para vontade, querer, conquistar e as metas que são os caminhos traçados para conseguirmos realizar os nossos desejos.” Não preciso dizer mais nada rs
    https://blogdeboramaciel.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    • TC Zanini disse:

      Ah, que linda, adorei seu comentário. Fico muito feliz em saber que estou ajudando alguém a ter mais motivação, às vezes a gente escreve, mas não sabe se realmente tem alguém lendo. Obrigada pelo seu carinho e as mudanças são assim mesmo, aos poucos, o importante é dar uma passo de cada vez e não desistir. Bjão!!! Sucesso pra vc!

      Curtido por 1 pessoa

    • TC Zanini disse:

      Vdd, Laura. Confesso que essa semana está bem corrida e não estou tendo muito orgulho de mim, mas isso que é legal, porque é verdadeiro, nem sempre estamos 100% para dar o nosso melhor, o mais importante é não desanimar. Bjs!!!

      Curtido por 1 pessoa

    • TC Zanini disse:

      Oi, Isabel! Estou me tornando mais organizada agora, acho que colocando no papel fica muito mais fácil de se planejar e colocar em prática, a gente sabe exatamente para onde está indo. Que bom que gostou e espero poder ajudar muito mais. Tenta fazer também!!! Adorei o seu blog, quantos lugares..estou encantada. Parabéns e muito sucesso pra vc!

      Curtir

Deixe um comentário

