Projeto vida saudavel: atividade física

Oi, meus amores!!!

Como foi essa semana para vocês? Ficaram firmes nas metas, cuidaram da alimentação?

Semana passada falamos sobre a importância da alimentação saudável, clique aqui, e até coloquei o meu cardápio para vocês darem uma olhada e prometi que essa semana iríamos falar sobre atividade física.

Eu já pratiquei muitas atividades diferentes, comecei com o jazz quando criança, sapateado, lambaeróbica (alguém lembra disso…kkkk) agora chamam de zumba é quase a mesma coisa que aula de ritmo também e diz que precisa de credenciamento para dar zumba, outro dia fiz uma aula na academia e era uma aula com ritmos variados, funk, sertanejo e música latina com coreografias….pura aula de dança, enfim…

Comecei a dançar profissionalmente com 18 anos numa banda da minha cidade e fiquei até os 25 entre idas e vindas, durante um período minha irmã e irmão também dançaram comigo na mesma banda e neste meio tempo tive uma academia de dança com minha irmã durante três anos, dávamos aula de jazz, hip hop, dança do ventre, localizada, lambaerobica, ritmos, ballet, dança de salão e fomos muito felizes e sempre bem ativas, quando me casei o ritmo diminuiu, até dei aulas em uma academia da cidade, entrei em outra banda, mas desde o carnaval que eu estava parada, fazia apenas caminhada, esteira e exercícios em casa, nada muito constante.

A diferença no meu corpo foi percebida bem rápido, a gente pensa que não faz diferença fazer atividade física até que você para, é incrível o que a atividade física pode fazer na nossa vida. Vou citar as que me chamam mais atenção:

  • o corpo se mantém mais firme mesmo quando você abusa da comida
  • a disposição é outra
  • as dores no corpo diminuem assustadoramente
  • as suas roupas entram em você…kkkk

Essa última foi pra brincar, mas é verdade também, fico muito triste porque percebo que a maioria das pessoas não dá a mínima para isso e acham que é tudo frescura, as melhores desculpas:

  • não tenho tempo (acorde mais cedo, durma mais tarde, não assista a novela)
  • não resolve nada (não resolve mesmo ir na academia uma semana, um mês, dois meses e parar, você nunca verá resultado nenhum)
  • quando saio do trabalho estou muito cansada (descanse e vá mais tarde ou vá de manhã antes do trabalho, quando você começar a disposição será outra e logo o cansaço irá sumir)
  • meu corpo está bom assim (que bom que você está feliz com o seu corpo, mas atividade não é só para melhorar o corpo, mas também para te dar disposição, condicionamento físico, seu coração irá agradecer com certeza, fora outros inúmeros benefícios que podemos falar em outro post)
  • comecei e fiquei com muita dor, faz mal para mim (se você é sedentária há muito tempo tem que começar devagar, procurar um médico para te indicar o exercício mais adequado a você, é normal doer o corpo todo no começo, na primeira semana que voltei minhas pernas até dobravam sozinhas…rsrsrs)

Eu gostaria muito de fazer dança, mas além de ser mais caro costuma ser apenas duas aulas por semana e eu precisava de alguma coisa mais intensa, que fosse diária e sem horário certo e nesse caso o melhor foi a academia.

Minha atividade física escolhida

Nunca gostei muito de musculação, geralmente quem gosta de dança não se acostuma com musculação, mas dessa vez pedi que o instrutor fizesse um treino bem dinâmico e diferente e tenho gostado bastante, ainda não decorei o meu treino para dividir com vocês, mas posso passar a dinâmica dele para entenderem:

  • eu pedi que fosse um treino dinâmico focado para secar gordura e definir o corpo
  • minhas séries são de 4×15 ou 4×12 com carga mais baixa
  • ele dividiu o meu treino em 4 (A, B, C, D)
  • no A e C eu começo com 10 minutos de esteira, faço dois tipos de exercícios intercalados (perna e braço) sem descanso entre um e outro e volto para esteira por 3 minutos para ir para outros dois exercícios intercalados e no final mais 10 minutos de esteira
  • o treino C é só aeróbico ( 20 min esteira + 10 min bicicleta + 10 min elíptico + 20 min esteira)
  • e para finalizar o D começa com 10 min de esteira, só exercício para bumbum e termina com mais 10 min de esteira

O dia do aeróbico e bumbum são os mais puxados, saio pingando e feliz, mas gosto dos outros dias também.

Você deve estar falando para si mesmo agora, ah…eu não tenho essa disposição, não consigo. Pensam que é fácil, enquanto estou escrevendo o post, são 20h12 e ainda não fui na academia e estou muito cansada, com sono, mas tenho que ter força de vontade, tenho que pensar que o difícil é chegar na academia, depois é tudo fácil e a sensação de dever cumprido supera toda preguiça inicial, lembram da dor e prazer, aqui neste post, dá uma ida lá para relembrarem.

E hoje tenho mais uma coisa para incentivar vocês do livro do Nuno Cobra, A semente da vitória, o que é ter disciplina:

Fazer quando não quer fazer e parar quando não quer parar!

Quando não quero ir na academia lembro do fazer quando não quer fazer e quando quero comer o tablete todo de chocolate ao invés de só um pedacinho penso no parar quando não quer parar.

Quem sabe pode ajudar vocês também! E para encerrar o nosso bate papo dessa semana vou deixar alguns vídeos que vocês podem seguir e fazer em casa para não ter desculpa, são todos vídeos do blog do nosso canal gravados pela minha irmã Tânia.

Não tem desculpa para ficar parado!!! Semana que vem vou trazer algumas receitas e produtos que podem ajudar mais na alimentação e bem estar.

Bjokas!!!

2015-06-21-16-11-16-350 by Cris

9 comentários sobre “Projeto vida saudavel: atividade física

  1. Rosemary Assiny disse:

    Tenho Hérnias 2 na lombar, posso fazer essas postura de Yoga? Quais são os exercícios que posso fazer em casa. Por favor me ajude, descobri essa hérnia tem 1 mês e fazia musculação, mas tive que para por não ter condições de pagar um personal! Malhar sozinha não posso!

    Curtido por 1 pessoa

    • TC Zanini disse:

      Nossa, que legal!!! Com a família junto fica muito mais fácil, porque ninguém merece você estar comendo alface e vem outro com uma barra de chocolate…kkkk
      Parabéns!!! Obrigada por estar acompanhando o blog, obrigada pelo carinho! Bjs..

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

