Projeto Vida Saudável: Desvendando o BCAA

Oi, meus amores!!!

Como passaram a semana? Tudo bem com vocês? No nosso Projeto de Vida Saudável de hoje iremos falar sobre a nova onda nas academias: BCCA!!!

Desde que voltei a malhar tenho escutado muita gente na academia falando do BCAA e até recebi indicações, eu sou bem desconfiada com produtos para treino, prefiro tomar água mesmo. Mas, de tanto falarem fui descobrir o que é, para que serve, como tomar, por que tomar e resolvi compartilhar com vocês.

O que é?

BCAA é uma sigla em inglês que significa Branched Chain Amino Acids, aminoácidos de cadeia ramificada, formados por 3 essenciais aminoácidos e que não são produzidos pelo organismo, sendo eles:  A L-Valina, L-Leucina  e L-Isoleucina.
O nosso organismo necessita de 20 aminoácidos para a construção muscular, para o bom funcionamento e manutenção das funções vitais do nosso corpo. Desses 20 o nosso corpo só produz metade, de 8 a 10 e o restante conseguimos através da alimentação ou através dos suplementos, que pode ser o BCAA.

Para que serve?

Energia – os aminoácidos ajudam a gerar energia para o nosso corpo evitando a perda de massa magra durante os exercícios.

Recuperação – auxilia na recuperação das lesões musculares que acontecem durante o treino, ele age nas células musculares acelerando sua recuperação.

Cansaço – quando os níveis de aminoácidos no nosso organismo caem produzimos um hormônio chamado serotonina, responsável pelo cansaço, com a suplementação de BCAA mantemos os níveis de serotonina controlados evitando a fadiga e rendimento do treino.

Imunidade – o consumo de BCAA após o treino aumenta as concentrações de glutamina, uma fonte de energia para as nossas células do sistema imunológico, diminuindo a incidências de infecções por vírus e bactérias.

Quem pode tomar?

Pessoas que desejam um ganho de massa muscular, melhorar o desempenho do treino, esportivas em geral. Na minha opinião o ideal é procurar um médico para saber se você pode tomar e como deve tomar.

Como tomar?

O consumo deve ser de 3 a 4 cápsulas por dia, sendo de uma a duas 30 minutos antes da atividade física para fornecer energia ao organismo e duas depois para auxiliar na recuperação muscular.

Quanto custa?

Os preços vão variar bastante de acordo com a marca e quantidade de cápsulas. Neste post você vai encontrar as melhores marcas e os preços.

Dúvidas frequentes 

BCAA engorda – mito,  os BCAAs são aminoácidos responsáveis pela construção muscular e não contém calorias, nem tão pouco carboidratos em sua composição

BCAA ajuda a perder gordura – mito, o que faz perder gordura é você ter um gasto calórico maior que sua ingestão de calorias, o BCAA é apenas aminoácido e não ajuda perder gordura.

BCCA ajuda a definir o corpo – mito, nenhum suplemento ajuda a definir o corpo, o que define é a prática de exercícios regularmente acompanhada de uma alimentação equilibrada.

BCCA aumenta a massa magra – mito, o que o BCAA faz é ajudar na recuperação muscular aumentando o ganho de massa, mas não necessariamente, será de massa magra, vai depender muito do seu treino e alimentação

BCCA faz o meu corpo reter líquido –  mito, não há nada no BCAA que faça seu corpo reter líquido.

Posso tomar BCAA com outros suplementos – até pode, mas deve saber que composição tem no outro suplemento para não tomar dois suplementos com os mesmos componentes e gastar dinheiro a toa.

Todos devem tomar BCAA – tudo irá depender do seu objetivo e necessidade, se já toma outros suplementos, se a sua alimentação já é completa e regular, consulte um médico para ter certeza das suas necessidades.

Riscos do BCAA – esta pergunta está condicionada a pergunta anterior, qualquer suplemento, vitamina, deve ser indicação de um médico, você pode sobrecarregar o seu organismo com excesso de vitaminas e prejudicar a sua saúde.

Adorei este vídeo, ele responde as questões mais simples e fica bem mais fácil de entender o que é e para que serve o BCAA.

Eu não tenho uma opinião formada sobre o produto porque não quis utilizá-lo, prefiro consultar um médico primeiro para não correr risco nenhum, por enquanto tenho me sentido bem ao fazer exercícios e meu objetivo não é resultado rápido e sim resultados a longo prazo.

Já tomei wey protein por bastante tempo e nunca me fez mal e não tive ganho de peso por utilizá-lo porque escolhi uma fórmula sem carboidrato, mas é sempre importante consultar um médico primeiro.

E vocês? Tomam algum suplemento, usam BCAA? Conta pra gente!
2015-03-20-20-50-03-330 by Cris

Anúncios

2 comentários sobre “Projeto Vida Saudável: Desvendando o BCAA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s